SindusCon-SP tem audiência com o secretário de Relações Sociais

SindusCon-SP tem audiência com o secretário de Relações Sociais

O secretário Especial de Relações Sociais da Prefeitura de São Paulo, Milton Flávio Lautenschlager, recebeu o SindusCon-SP em 19 de outubro, para tratar da questão que envolve o tráfego de  caminhões de remoção de terra de obras pelo município.
Pelo sindicato, participaram da audiência os vice-presidentes Jorge Batlouni, Maurício Bianchi e Odair Senra, além do coordenador do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ), Renato Genioli, acompanhados do gerente de Produção e Mercado, Elcio Sigolo, e da gerente do Jurídico, Rosilene Carvalho.
O secretário observou que a questão envolve vários aspectos, como a legislação federal sobre transporte de carga e a necessidade de se evitar danos à cobertura asfáltica. A esse respeito, Odair Senra destacou que a boa conservação das ruas da cidade é muito importante para a sociedade e para a indústria imobiliária, preocupada em cuidar bem do entorno das obras.
Jorge Batlouni voltou a elencar os prejuízos que traria a exigência constante da Portaria SMT 137, e que foi posteriormente suspensa pela Portaria SMT 154 – que a caçamba dos caminhões de remoção de terra passasse a ter dimensão máxima de 12 m³. A exigência obrigaria as construtoras a contratarem mais veículos, aumentando o número de caminhões em circulação, obstaculizando o trânsito, elevando as emissões de gases estufa e onerando as construtoras que já haviam contratado os serviços de remoção de terra e entulho.
Genioli e Bianchi comentaram que a questão requer uma abordagem mais abrangente, por envolver não somente a dimensão da caçamba dos caminhões, mas o número de eixos dos mesmos.
Para dialogar e buscar um consenso sobre o assunto, Lautenschlager manifestou a disposição de reunir nas próximas semanas o SindusCon-SP e os demais setores envolvidos, como a Secretaria Municipal de Transportes, a Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana) e os transportadores de terra e entulho.
O secretário afirmou que futuramente pretende reunir o SindusCon-SP com órgãos da prefeitura e outras entidades, para tratar de aperfeiçoamentos à legislação sobre a instalação de aquecimento solar em novas edificações. Renato Genioli colocou o CTQ à disposição para colaborar nesta ação.