Academia: tese de mestrado BIM Aplicado ao Projeto de Fôrma de Madeira em Estrutura de Concreto Armado

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

A tese de mestrado do engenheiro civil Romeu da Silva Neiva Neto, da Unicamp, foi a ganhadora na Categoria Academia, do Prêmio de Excelência BIM Sinduscon-SP 2016. Com o tema BIM aplicado ao projeto fôrmas de madeira, o documento é um estudo inovador por abordar o BIM para o Projeto Construtivo de Fôrmas, desde o conceito do projeto, passando pelo planejamento com o 4D, orçamentação com o 5D, abstraindo as etapas de modelagem de bibliotecas de componentes em todas as fases citadas.
“É um trabalho acadêmico, que incorpora bastante informação para um acervo técnico, de que o mercado brasileiro tem grande carência. O trabalho também provê inovação, porque é um tema que ainda não foi abordado no mundo acadêmico. Espero que motive outros pesquisadores a estudarem o projeto construtivo, incorporando o BIM,” disse Neiva Neto. A tese vencedora do prêmio contou com a orientação da professora doutora Regina Ruschel.
Para o júri do prêmio o trabalho se destacou porque tem contribuição relevante, em um tema inovador, ainda pouco explorado do BIM, e o resultado prático atingido.
Nesta categoria concorreram também: João Bosco Pinheiro Dantas Filho, José de Paula Barros Neto e Bruno Maciel Angelim, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, da Universidade Federal do Ceará; e Mauro Augusto Silva Júnior do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de SP (IPT).

Conheça aqui os detalhes do trabalho de Romeu Neiva Neto