Comitiva do SindusCon-SP vai a Brasília acompanhar anúncios sobre MCMV

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

Comitiva do SindusCon-SP vai a Brasília acompanhar anúncios sobre MCMV

Na próxima segunda-feira (6), às 15h30, o governo federal vai anunciar ajustes no programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) e medidas para estimular a economia e gerar mais empregos.
Uma comitiva do SindusCon-SP, formada por 15 pessoas de 10 empresas – todas integrantes do Comitê de Habitação Popular – estará presente no anúncio no Palácio do Planalto. O grupo ainda, terá a oportunidade de fazer uma visita à sede Caixa, junto à diretoria de Habitação.
Entre as possíveis novidades no MCMV esperadas estão:
– ajuste de preço do faixa 1;
– atualização pela inflação dos últimos 12 meses dos subsídios do governo para o programa;
– atualização do RET de 1% para empreendimentos de até R$ 100 mil;
– redução de 0,5% na taxa de juros da faixa 2;
– aumento do teto de renda e do valor limite para compra de unidades da faixa 3.
Segundo o vice-presidente de Habitação do SindusCon-SP, Ronaldo Cury, “se houver esses ajustes, o setor imobiliário de baixa renda vai empurrar a geração de empregos”.
Além disso, ainda há a expectativa que o governo destine parte dos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para a compra de imóveis com valor limite de até R$ 1,5 milhão por um período provisório.
A meta do Ministério das Cidades para 2017 no MCMV é de 170 mil unidades na faixa 1, sendo 100 mil pelo FAR e 70 mil pelo FDS (entidades urbanas e rurais). Para as faixas 1,5, 2 e 3 o governo se comprometeu a entregar 440 mil unidades.