ConstruSer 2017 reúne 1,5 mil pessoas em Campinas

Por Redação SindusCon-SP

ConstruSer 2017 reúne 1,5 mil pessoas em Campinas

Campinas_mulher_editada
Tassia Rosa, que esteve presente na primeira edição do ConstruSer em Campinas, há 10 anos

Aconteceu no sábado (25), em Campinas, a 10ª edição do ConstruSer – Encontro Estadual da Construção Civil em Família, evento realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo, o SindusCon-SP, Sesi, Fiesp e Senai, em parceria com o Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo, o Seconci-SP.
“O ConstruSer foi feito com muito carinho por todas as pessoas que coordenaram, em especial o pessoal do Sesi, nosso maior parceiro, o pessoal de apoio, os voluntários e todos aqueles que trabalharam não só hoje, mas por vários dias, para fazer tudo isso acontecer”, explica o Diretor do SindusCon-SP, Marcio Benvenutti.
Com público estimado de 1.500 pessoas, o ConstruSer 2017 contou com oficinas de artesanato, judô, nutrição, saúde bucal, sala de games, piscina liberada, inclusão de pessoas com deficiência, entre outras atividades. Foi realizado no Sesi CAT Joá Penteado, no bairro Bacuri. O encerramento teve sorteio de prêmio de seis bicicletas realizados pelos diretores e representantes do SindusCon-SP, FSCM, Sesi, Senai e MRV – uma das patrocinadoras deste ano.
Pela segunda vez no ConstruSer, Taissa Rosa, moradora do Parque São Bento, participou do primeiro ConstruSer, há dez anos atrás: “Vim aqui há uns 10 anos atrás, com meu pai. É muito importante para quem trabalha e estuda e não tem tempo de buscar esses serviços no dia a dia”, explica.
Taissa passou pelo exame de acuidade visual e garantiu que tudo estava bem: “Como dirijo, preciso cuidar da minha visão, mas não dá para esperar o SUS e no particular fica muito caro”, justifica.
“O ConstruSer proporciona um momento que integra a família e não só os trabalhadores. Também facilita a vida de quem trabalha, já que reúne vários serviços em um só dia. Vim o ano passado e voltei. O sorteio de prêmios também é muito bom”, explica Elisangela de Lima Honorato, enquanto aguardava o filho Yuri durante a oficina de pintura facial.
No “escovódromo”, local onde as crianças aprendem a escovar corretamente os dentes, a Regina Luz aguardava o Breno. “Ele tem atraso na fala e tem problemas neurológicos. Para uma criança especial esse aprendizado oferecido aqui é muito importante. Ele quase não sai e também não tem lazer no dia a dia. Aqui ele pode fazer tudo isso em um dia só”, comenta.
Regina diz que Breno frequenta o Caps, Centro de Apoio Psicossocial, mas que, mesmo assim, ainda não tem um diagnóstico certo: “Até hoje ainda não deram um diagnóstico do que ele tem. Vamos ao Caps, mas, os médicos ainda não sabem”, conclui.
Para o Vice Presidente do SindusCon-SP Interior, Luiz Claudio Amoroso, o evento é uma oportunidade de integrar trabalhadores, famílias e colegas em torno do ConstruSer, além de deixar um alerta sobre a segurança dos trabalhadores.
“É um enorme prazer estar aqui e o motivo de tudo isso são os trabalhadores, neste evento que acontece no estado todo. Agradecemos aos nossos parceiros e enfatizamos que estamos trabalhando na melhoria das condições de trabalho. Sei que as vezes, na obra, esquecemos os equipamentos de segurança, mas pense em sua família e no quão sua segurança é importante para eles”, concluiu.
(Juliano Amorim)