ConstruSer Santos: Valorização do trabalhador para a retomada e um novo começo foi o tema do evento

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

ConstruSer Santos: Valorização do trabalhador para a retomada e um novo começo foi o tema do evento

A 10ª edição do ConstruSer realizada no último sábado (25) no SESI Cubatão reuniu cerca de 1200 pessoas que puderam ter um dia inteiro de lazer em família. Este ano o tema central do evento foi ‘Construir um Novo Começo’, onde foi trabalhado o conceito da importância da capacitação do profissional como ferramenta para o retorno ao mercado de trabalho ou na busca de melhores oportunidades. Além das oficinas de economia doméstica e sugestão de comercialização de comidas no pote (saladas, bolos e café da manhã ou lanche) a programação também  contou com oficina de artesanato para a reutilização de canos de PVC, latas de tinta e palets para o mobiliário (fotos) – que são descartados nos canteiros de obra e podem ser transformados em objetos de decoração para serem comercializados e se tornar um complemento da renda familiar.
Nas áreas de lazer foram realizados jogos lúdicos e oficinas de dança, apresentação musical com o Coral Zanzalá e de dança com a Cia de Dança de Cubatão, Outro ponto alto foi a apresentação dos cães da Polícia Militar que participaram da simulação na busca de criminosos e na localização de entorpecentes com o auxílio desses animais. Para as crianças também foram montados brinquedos pula pula, piscina de bolinhas e estações de maquiagem artística e para orientação de trânsito. A saúde do trabalhador  também teve espaço com testes de visão, glicemia e pressão arterial. No escovódromo as crianças receberam dicas de escovação e ganharam kits de higiene bucal. Com o calor as atividades na piscina também foram concorridas.
O diretor regional do SindusCon-SP em Santos, Osmar Luiz Quaggio Gomes, avaliou o evento como importante para integração familiar e para o bem estar do trabalhador. “Um indicativo que estamos no caminho certo é ver o aumento significativo de participantes a cada ano, como eles próprios dizem ‘quem conhece o ConstruSer, volta. Nossa meta esse ano era atender 900 pessoas e chegamos a cerca de 1.200. Aqui os trabalhadores podem conhecer todos os serviços que nossos parceiros oferecem, o ano inteiro, para promover o desenvolvimento profissional, uma melhor qualidade de vida, de saúde do trabalhador, aumento da renda familiar e de padrão de vida – unindo lazer e conhecimento. É através da educação que conseguiremos gerar desenvolvimento em nosso país”.
Para o diretor das unidades Santos e Cubatão do SESI, Alexandre Conte, essa parceria que já dura dez anos só reforça a vocação do serviço social da indústria para com a comunidade. “É uma forma de darmos uma devolutiva para a sociedade com um dia de lazer, de oportunidades para o despertar da consciência de responsabilidade social, do empreendedorismo e de colaborar para uma nova visão de mundo’, conclui.
O coordenador de Relações com a Indústria do SENAI Santos, Roberto Ferreira de Carvalho, destaca que o mais importante para as escolas técnicas da instituição é estar formando profissionais melhor capacitados. “Nossa estória começou há 75 anos e só vem crescendo com os grandes parceiros nessa empreitada, a exemplo do SindusCon-SP. “Aqui podemos concentrar no mesmo espaço diversas opções de cursos e dar opções para a formação técnica e desenvolvimento dos trabalhadores da indústria da construção, cumprindo nossa missão”.
(Ana Paula Vianna)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo