Construtor: Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário (CCDI)

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Construtor: Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário (CCDI)

O Empreendimento Jurubatuba Empresarial, em São Bernardo do Campo, proporcionou à Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário (CCDI) o Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP 2016 na Categoria Construtor.
A torre comercial, com salas de 38m² a 59m², foi construída em um terreno de 4.837m². Composto por dois subsolos, um mezanino e 15 pavimentos tipo, somando 405 unidades, nove lojas e 426 vagas, a área total construída é de 28.191m².
O Jurubatuba Empresarial foi escolhido para ser o piloto para a implantação do Sistema Integrado de Gestão de Projetos (SIGPRO), o novo modelo de gestão de obras da CCDI. O sistema possui, como base essencial de suas operações, a construção virtual de edificações, utilizando os mais modernos conceitos BIM. Com isso, uma série de processos e padrões foram estudados, desenvolvidos e implementados pela CCDI.
Com a utilização do BIM, foram obtidos ganhos jamais registrados anteriormente em sua operação. Foi possível recuperar o atraso inicial da obra, de quatro meses e prever uma antecipação de entrega de dois meses.
“Acredito que o diferencial do nosso projeto foi termos nos preocupado em levar até à frente de serviço, dentro dos canteiros, todas informações inseridas no modelo e trazermos esses dados de volta ao escritório. Integramos todo o processo de planejamento, controle e execução das obras,” afirmou o diretor de Engenharia e Sistemas de Gestão da CCDI, Luiz Augusto Iervolino Pereira.
A mobilização interna dos profissionais também foi importante para o sucesso do empreendimento, que passou a ser algo desejado dentro da organização, eliminando grande parte das barreiras de desenvolvimento e favorecendo maior integração entre as áreas, aumentando o senso de responsabilidade sobre a qualidade do projeto.
Para o júri, planejamento, documentação e desenho de processos antes de iniciar a implantação do BIM; objetivos claros e investimentos adequados; integração de diversas ferramentas de gestão no escritório e no canteiro e; métricas para medir os ganhos resultaram, em pouquíssimo tempo, na obtenção de resultados extraordinários para a empresa.
Nesta categoria também concorreram Edalco Construtora, Método Engenharia e Sinco Engenharia.