Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho

No Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho o SindusCon-SP lembra da importância de se realizar investimentos e criar programas de prevenção a acidentes.
O vice-presidente de Relações Capital-Trabalho e Responsabilidade Social do SindusCon-SP, Haruo Ishikawa, avalia que o sindicato está sempre atento ao cotidiano da obra e os riscos aos quais o trabalhador está sujeito. Por isso, o SindusCon-SP investe e incentiva que o canteiro de obras seja um lugar seguro.  “O MegaSipat, o ConstruSer, o Programa SindusCon-SP de Segurança (PSS) e o Termo de Compromisso  PCD, fazem parte de um conjunto de ações preventivas para garantir maior segurança ao trabalhador,” ressalta Haruo.
O vice-presidente de Relações Capital-Trabalho e Responsabilidade Social  lembra que devido às particularidades de cada obra é necessário que todos aqueles que terão atividades no canteiro sejam orientados a conhecer o local para evitar os acidentes.
De 2000 a 2014, o número de participantes no MegaSipat triplicou, saltando de 708 para 2263 e o número de empresas hoje é sete vezes maior que no ano 2000.
Haruo Ishikawa lembra que o SindusCon-SP está sempre atento ao que acontece no setor. “Recentemente trouxemos um profissional que fez uma palestra sobre suicídio. Uma luz de alerta acendeu após ocorrerem duas mortes desse tipo neste ano. Já foi o suficiente para questionarmos o que estaria acontecendo,” destaca.
O Programa SindusCon-SP de Segurança (PSS) esteve em 1.704 canteiros de obra no ano passado, realizando o total de 350 palestras para 108.487 trabalhadores.
Lembrança e prevenção:
O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho é lembrado em 28 de abril porque nesta data, no ano de 1969, a explosão em uma mina de carvão nos Estados Unidos resultou na morte de 78 trabalhadores.
Para que a prevenção esteja no calendário de empresas e trabalhadores, esse dia foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).