Digitalização de processos é o caminho para desburocratizar

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Digitalização de processos é o caminho para desburocratizar

O primeiro Encontro Estadual Sobre Licenciamento na Construção, reuniu nesta quinta-feira (23), em Bauru, participantes de todo o estado e também de outras regiões do país. Representantes das prefeituras de Fortaleza e Joinville estiveram no evento para contar suas experiências em dar celeridade na aprovação de projetos da construção civil.
O grupo de estudos formado pelos técnicos da Seplan, a titular Letícia Kirchner (arquiteta), e as entidades de classe: SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo – Regional Bauru), Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo (Secovi-SP), Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Seesp- Delegacia Sindical Bauru), Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (Assenag) e Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), foram os anfitriões deste grande debate que serviu como modelo de soluções para o licenciamento na construção, junto à Associação Paulista de Municípios (APM).
Em unanimidade, os participantes da FIESP, APM, e das cidades de Atibaia/SP, Joiville/SC, e Fortaleza/CE, mostraram cases onde todo o processo foi informatizado, o que gerou economia de tempo e dinheiro, e ainda deu muita celeridade às aprovações de empreendimentos.
Código de Obras
Sérgio Leusin, consultor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo destacou a dificuldade que muitas prefeituras têm com o Código de Obras. “É muito comum eles serem obsoletos”, complementou.
Em sua apresentação de Processo de Licenciamento Digital, que já foi implantado em Atibaia/SP e, Leusin destacou ainda que este processo permite mais transparência, principalmente pelo fato de que é possível saber onde ele está parado e o porquê. Em Fortaleza, a prefeitura adotou a tecnologia mais moderna também, bem como Atibaia e Joinville.
O Diretor Regional do SindusCon-SP, Ricardo Aragão, parabenizou a todos pelo evento, onde foi possível conhecer estratégias que podem ser adotadas por Bauru. “Foi um evento muito produtivo para todos que participaram”, disse.
A secretária de Planejamento, Letícia Kirchner, ainda apontou que o Código de Obras e a aprovação de projetos vão continuar sendo discutidos. “Vamos voltar a nos reunir em breve para discutir esse processo de revisão juntos”, destacou.
(Bruna Dias)