Projetista: França & Associados – Projetos Estruturais

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Projetista: França & Associados – Projetos Estruturais

Com o empreendimento Vision Capote Valente, a França e Associados – Projetos Estruturais foi a vencedora na Categoria Projetista. O edifício residencial, de 54 metros de altura, é composto por três subsolos, 13 pavimentos tipo, duplex inferior, duplex superior e cobertura, totalizando 16.700m² de área construída. A fachada assimétrica é formada por diversos complementos estruturais para solucionar os detalhes arquitetônicos.
Para a empresa o trabalho se destaca pelo fato do projeto estrutural ter sido totalmente concebido na plataforma BIM, com atualizações e revisões feitas de maneira rápida e com redução de erros, gerando ganho na produtividade.
Projetistas e colaboradores passaram por um programa de capacitação, em que foram utilizados padrões adotados pelo escritório. Esse treinamento inclui atualização dos profissionais quando novos padrões ou processos são criados ou incorporados no processo BIM.
“Estamos projetando em BIM há mais de um ano. A maior dificuldade na implantação foi nos adaptarmos a uma nova maneira de pensar, mas os benefícios são inúmeros,” contou Leandro Morila, projetista da empresa.
Na avaliação dos jurados a relevância do trabalho feito pela empresa está na capacitação dos colaboradores não só para operar, mas também desenvolver plug-ins, templates e componentes. Além disso, houve uma reestruturação do processo de trabalho interno para a aplicação do BIM, com integração de ferramentas e automatização da documentação, contornando problemas técnicos de forma criativa.
Nesta categoria concorreram também a KIM Projetos e Engenharia e a Projetar Engenharia de Sistemas.