SindusCon-SP debate criação Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Baixada Santista

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

O Comitê de Meio Ambiente (Comasp) do SindusCon-SP participou dias 21 e 22 de junho das oficinas microregionais que estão discutindo a criação do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Baixada Santista (PGIRS).
Pelo SindusCon-SP participaram Osmar Quaggio Gomes (diretor da Regional em Santos), Vanessa Dias (engenheira ambiental) e Luciana Sodré, (coordenadora da Regional em Santos).
Promovida pela Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) e pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o evento foi realizado em Praia Grande (21) e Guarujá (22).
Divididos por seções temáticas simultâneas, o SindusCon-SP integrou a que tratou de resíduos da construção civil. O objetivo destas oficinas foi discutir o panorama de resíduos sólidos na Baixada Santista.
O PGIRS é promover integração da organização do planejamento dos resíduos no território, respeitando a responsabilidade dos geradores dos diversos tipos de resíduos envolvidos.
Os estudos, que estão sendo realizados pelo Laboratório de Resíduos e Áreas Contaminadas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) – contratado pela Agência Metropolitana (Agem), com recursos do Fundo de Recursos Hídricos (Fehidro) – apontam, ainda, que as cidades com maior geração de resíduos úmidos (ou seja, orgânicos, rejeitos e sobras) são Santos (72%), São Vicente (65%), Cubatão (64%), Mongaguá (63%) Peruíbe (61%) e Praia Grande (60%). As cidades de Bertioga (55%), Guarujá (55%) e Itanhaém (54%) têm apresentam a menor geração de resíduos úmidos.
A próxima etapa é a realização de audiências públicas para apresentação do tema à comunidade e colher subsídios para elaboração do PGIRS da Baixada Santista.
Endereços das audiências públicas
Bertioga:
dia 05/07, às 19h – R. Pastor Djalma da Silva Coimbra, 20
São Vicente: dia 06/07, às 19h – R. Jacob Emmerich, 1238
Itanhaém: Dia 07/07, às 19h – R. João Mariano Ferreira, 229
O regulamento está disponível na sede da Agem (R. Joaquim Távora, 93, 6° andar, Santos) e no site www.agem.sp.gov.br/planoderesiduossolidos, que traz, ainda,