Aprovado texto base das normas de Conservação de água e Uso de fontes alternativas

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

Aprovado texto base das normas de Conservação de água e Uso de fontes alternativas

A Comissão ABNT/CE-002:146.004 aprovou nesta semana os textos-base das normas “Conservação de água em edificações” e “Uso de fontes alternativas de água não potável em edificações”. Os conteúdos serão encaminhados à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para que seja dado início ao processo de consulta nacional.
Coordenada pelo SindusCon-SP, a comissão focou as discussões finais para a definição de parâmetros para qualidade da água não potável nas edificações. Os membros da comissão entenderam que a definição destes parâmetros é fundamental para segurança do usuário e viabilidade do reúso de água em edificações.
Participaram destas discussões representantes da Universidade de São Paulo (José Carlos Mierzwa), das universidades federais da Bahia (Asher Kiperstok), do Espírito Santo (Ricardo Franci), de Viçosa (Rafael Bastos), e de Brasília      (Daniel Santana), além do representante da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Américo Sampaio.
No tocante a norma “Conservação de água em edificações”, o foco maior dado foi na gestão da oferta e demanda da água, por meio do balanço hídrico da edificação e no estudo de viabilidade técnica e econômica.
A coordenadora técnica do Comitê de Meio Ambiente (Comasp) do SindusCon-SP, Lilian Sarrouf, lembra que a gestão se inicia desde a concepção do projeto de arquitetura e instalações, pela especificação de equipamentos e produtos, execução, uso e operação dos empreendimentos.
Além de definir conceitos, a norma voltada para o “Uso de fontes alternativas de água não potável em edificações” trás orientações para que um sistema desta natureza traga segurança no seu uso. A norma indica também ações necessárias junto aos usuários das edificações, sem a conscientização dos mesmos, não se conseguirá o desempenho esperado das ações.
As vésperas do Fórum Mundial da Água, que será realizado em Brasília de 18 a 23 de março, este trabalho se mostra muito importante e oportuno para as aplicações técnicas necessárias para o uso racional da água. O SindusCon-SP realizou em dezembro do ano passado, ao lado da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o Workshop Técnico Conservação e Uso de Fontes Alternativas de Água em Edificações e Preparação da Indústria da Construção para o 8º Fórum Mundial da Água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo