Atividade econômica deve crescer mais

Rafael Marko

Por Rafael Marko

Atividade econômica deve crescer mais

Antecedente do PIB, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) chegou próximo de 1% no acumulado de janeiro a novembro de 1917. Com isso, a elevação do PIB do ano passado deverá se situar em torno deste percentual.
A análise é do Construcarta Conjuntura do SindusCon-SP. Segundo o boletim, o resultado do PIB fará a economia brasileira iniciar 2018 em aceleração e gerar um efeito de carregamento de cerca de 0,4%. Portanto, mesmo que atividade econômica permanecesse estagnada nos níveis médios do último trimestre do ano passado, 2018 teria um PIB 0,4% maior do que o ano anterior.
Construcarta Conjuntura também analisa as expectativas para 2018 com base no boletim Focus do Banco Central. O mercado espera crescimento do PIB muito próximo ao projetado para 2018 (2,8%) e uma inflação um pouco mais alta, próxima do centro da meta oficial (elevação de 4,25% para o IPCA). O mercado também projeta um ajuste para cima da Selic, quer terminaria 2019 em 8% ao ano.
Apesar de precoces, essas projeções apontam para um padrão bastante progressivo de retomado do crescimento, com pressões inflacionárias moderadas e leve ajuste na política monetária, conclui o Construcarta Conjuntura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo