Cidades do Alto Tietê registram queda de emprego na construção civil

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Cidades do Alto Tietê registram queda de emprego na  construção civil

Pesquisa realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), com base em informações do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), mostrou um saldo negativo nos índices de emprego formais no mês de agosto nas principais cidades do Alto Tietê.
Pela ordem, Suzano registrou a maior queda, com menos 38 postos de trabalho, seguida por Guararema (-22), Poá (-12) e Itaquaquecetuba (-9). Somente Mogi das Cruzes teve saldo positivo com um aumento de 96 postos.
Emprego Mogi
Segmentação
Em agosto, na comparação com julho, registraram alta os segmentos Engenharia e Arquitetura (1%), Preparação de terreno (0,70%) e Infraestrutura (0,39%). Na outra ponta, Obras de instalação e Incorporação de imóveis tiveram baixa de 1,32% e 0,27%, respectivamente.
Em 12 meses, todos os segmentos apresentam queda, sendo as maiores baixas em Imobiliário (-12,69%), Obras de acabamento (-11,16%) e Preparação de terreno (-9,70%).
Estado de São Paulo
Em agosto, houve queda de 0,23% no emprego em relação ao mês anterior. O estoque de trabalhadores foi de 675,4 mil em julho para 673,9 mil em agosto (-1.531). Em 12 meses são menos 67.860 trabalhadores no setor (-9,15%). Desconsiderando a sazonalidade, houve redução de 0,68% (-4.545 mil vagas).
Na comparação agosto contra julho as maiores quedas foram em Obras de instalação (-0,86%), Incorporação de imóveis (-0,70%) e Obras de acabamento (-0,63%). Por outro lado, houve alta em Engenharia e Arquitetura (1,44%).
Na capital, que responde por 42,95% do total de empregos no setor, a queda em agosto na comparação com o mês anterior foi de 0,27% (-796 vagas). Em 12 meses, São Paulo registra retração de 10,90% (-35.421 vagas).
Entre as Regionais do SindusCon-SP registraram elevação no emprego Bauru (0,88%), Sorocaba (0,41%) e São José dos Campos (0,28%). As maiores quedas foram em Presidente Prudente (-1,47%), São José do Rio Preto (-1,07%) e Campinas (-0,79%).