Comissão de Meio Ambiente discute investimentos e oportunidade em energia renovável durante reunião no SindusCon-SP

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Comissão de Meio Ambiente discute investimentos e oportunidade em energia renovável durante reunião no SindusCon-SP

Os membros da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC estiveram reunidos nesta quinta-feira (14/09), na sede do SindusCon-SP, em São Paulo. A reunião contou com a participação do gestor executivo de Meio Ambiente da MRV Engenharia, José Luiz Esteves da Fonseca, que apresentou ações desenvolvidas na área de meio ambiente e sustentabilidade da empresa, como os selos MRV + Verde e Obra Verde MRV.
Segundo José Luiz Esteves da Fonseca, a partir de 2017 a MRV lançará cerca de 17 mil apartamentos com a utilização de energia fotovoltaica. “Até 2022, a meta é atingir 100%. O objetivo é reduzir 26 mil toneladas de CO²  por ano e conservar 160 mil árvores, considerando quatro espécies do bioma da mata Atlântica”, destacou.
IMG_5400O gerente executivo de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental da Caixa, Morenno de Macedo, mencionou que cerca de 200 mil unidades do Minha Casa, Minha Vida 1 e 2 poderão utilizar energia solar, após a vigência da Portaria nº 267 de março de 2017. Uma das exigências da portaria é que a energia solar gerada seja 50% consumida.
Durante a reunião, Macedo informou ainda que a Caixa dispõe de uma nova ferramenta, chamada Balance Score Card. Por meio dela é possível medir e avaliar o padrão de sustentabilidade do empreendimento de acordo com alguns requisitos sobre água, energia, saúde, bem estar, construção responsável e manutenção.
Já o líder de Projeto da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC e presidente do Sinduscon-BA, Carlos Henrique de Oliveira Passos, e o consultor da área de Energia Osvaldo Soliano discutiram os desafios para implantação da energia fotovoltaica.
Ferramenta Edge
No mesmo encontro, o representante do IFC/Banco Mundial, Edward Borgstein, destacou o memorando de entendimento assinado pela CBIC e pelo IFC/Banco Mundial, que visa a capacitação e criação de uma rede de auditores para avaliação da ferramenta Edge.
O Edge visa permitir de forma rápida a medição de desempenho das construções sustentáveis. Projeto piloto será realizado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará.
Para implantação desta ferramenta foi realizado um comparativo com o PBE Edifica, Selo Procel, já utilizadoa para certificação de habitações residenciais, onde puderam verificar que alguns edifícios no Brasil já estariam aptos para a certificação.
Foi realizado também, um comparativo da ferramenta Edge com o IPTU verde, e verificou-se que os requisitos medidos são parecidos podendo ser utilizados como forma de demonstrar a eficiência do processo como compliance.
Com informações da CBIC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo