Conheça os serviços oferecidos pelo Seconci-SP

Publieditorial Seconci

Por Publieditorial Seconci

Conheça os serviços oferecidos pelo Seconci-SP

O Seconci-SP (Serviço Social da Construção) oferece às empresas solução total para as demandas de Medicina Ocupacional e Engenharia de Segurança do Trabalho. Com uma estrutura completa e uma equipe multidisciplinar, a entidade está apta a assessorar as empresas da construção civil no atendimento às legislações do Ministério do Trabalho, dos Estados e dos Municípios.
A entidade tem 54 anos de experiência na prestação de serviços de saúde assistencial às empresas da construção civil e 30 anos em serviços de medicina ocupacional. Nos últimos 10 anos, tem atuado cada vez mais no assessoramento em Medicina do Trabalho e Segurança Ocupacional a empresas de qualquer porte. E atualmente se prepara para auxiliá-las na prestação de informações ao e-Social.
??????????Os principais serviços da instituição envolvem a elaboração e a execução de programas de saúde e segurança do trabalho (SST), avaliações médicas sobre as condições de aptidão do trabalhador em diversas situações, preparação de relatórios anuais e disponibilização de médicos do Trabalho dentro das empresas.
O Seconci-SP também conta com uma estrutura completa para a realização de todos os exames complementares, com um Laboratório de Análises Clínicas próprio. Dispõe de uma rede credenciada de laboratórios em todo o país. E disponibiliza um canal de relacionamento online com seus clientes, para suporte às fiscalizações do Ministério do Trabalho, perícias judiciais, auditorias, acompanhamentos de casos de alta complexidade e esclarecimento de dúvidas.
Serviços oferecidos
Os principais serviços de SST oferecidos pelo Seconci-SP, que atendem às exigências legais e visam prevenção, rastreamento e diagnóstico de riscos, são os seguintes:
Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO): deve ser implantado em todas as organizações com funcionários registrados para realizar os cinco principais exames médicos ocupacionais – admissão, periódico, mudança de função, retorno ao trabalho após afastamento por mais de 30 dias e demissional;
Serviço Especializado em Engenharia de Segurança em Medicina do Trabalho (SESMT): práticas médicas para a proteção contra lesões ou doenças que podem ocorrer no ambiente de trabalho;
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA): levanta os riscos físicos, químicos e biológicos presentes no local de trabalho, para estabelecer uma metodologia que garanta a prevenção da saúde e integridade dos trabalhadores;
_ALE5035Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT): abrange a análise destas condições desde o início até o término da obra;
Programa de Conservação Auditiva (PCA): controla a exposição a ruídos, prevenindo perdas auditivas e estabilizando problemas já identificados;
Programa de Proteção Respiratória (PPR): adequação e utilização de equipamentos de proteção respiratória;
Instalação e gerenciamento de ambulatórios ocupacionais em canteiros de obras
Realização de exames médicos complementares, sempre que necessário.
Vacinação e outras ações de saúde in company
Laudo Técnico de Condições do Meio Ambiente do Trabalho (LTCAT): afere se a atividade desenvolvida pelo trabalhador faz jus a aposentadoria especial por tempo de serviço;
Laudos de Insalubridade e Periculosidade: aferem se a atividade faz jus a adicional por insalubridade ou periculosidade;
Laudo de Instalação Elétrica: para atender ao disposto na Norma Regulamentadora que trata da questão;
Análise Ergonômica do Trabalho (AET): é feita para adequar ergonomicamente o posto de trabalho ao colaborador;
Avaliações Quantitativas Físicas, Químicas e Biológicas do ambiente de trabalho;
Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)
Enquadramento de Pessoa com Deficiência na Lei de Cotas: realização de exames, como de visão, audição, deficiências mentais e motoras para a inserção segura de deficientes no canteiro de obras;
Circuito de saúde para Sipats – Semanas Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho das empresas;
Treinamentos disponibilizados
Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs – NR-6): ensina sua utilização para todas as atividades da construção;??????????
Atendimento às Normas Regulamentadores de Trabalho em altura (NR-35), Trabalho em espaço confinado (NR-33), Trabalho em máquinas e equipamentos (NR-12), Treinamento Admissional e Periódico para Construção Civil (NR-18), Prevenção e Combate a Incêndios (NR-23), Trabalhos com eletricidade – básico, sistemas de alta potência e reciclagem (NR-10) e Armazenamento e manuseio de combustíveis e inflamáveis (NR-20).
Treinamento de primeiros socorros, CIPA e brigada de incêndio (NR-5): orienta os participantes com dicas e cuidados para prevenção de acidentes e maneiras de agir nos casos de emergência.
Estes serviços e treinamentos podem ser solicitados por qualquer empresa, contribuinte ou não da entidade, através da área de Relações Empresariais, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3664-5844.