Emprego na construção: cidades da Regional Sorocaba têm saldo positivo em agosto

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

O nível de emprego na construção civil das cidades que fazem parte da Regional do SindusCon-SP subiu 0,41% no mês de agosto em relação a julho. Os dados são da pesquisa realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), com base em informações do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE). A variação positiva representa a abertura de 311 postos de trabalho, sendo que somente na cidade de Sorocaba foram registradas 48 contratações.
De acordo com o diretor da Regional Sorocaba do SindusCon-SP, Elias Stefan Junior, o resultado ainda é muito tímido, mas os indicadores demonstram que a construção civil está começando a sair da crise. “Temos um longo caminho a percorrer até que o setor se recupere totalmente, mas acredito que o pior está passando, daqui para frente nossa expectativa é de recuperação da economia, mesmo que lenta e gradual”, destaca.
Stefan Junior observa também que a retomada dos números da construção civil aos patamares observados nos anos que antecedem esse período de crise dependerá de investimentos da iniciativa privada e do setor público. “Apesar da escassez de investimentos, sabemos que o Brasil ainda tem uma grande carência de obras de infraestrutura e um défict habitacional. Deste modo, seguimos mantendo nossos programas de capacitação aos trabalhadores da construção civil para que no momento da retomada tenhamos profissionais treinados e capacitados”, diz.
Ainda segundo a pesquisa, as cidades de Osasco e Santana de Parnaíba tiveram resultados negativos, -0,73% e -0,09%, respectivamente, enquanto outras cidades tiveram resultados positivos: Barueri (5,28%), Embu (1,01%), Jundiaí (0,71%), Cotia (0,98%) e Sorocaba (0,52%), se comparados com o mês de julho.
Estado de São Paulo
Em agosto houve queda de 0,23% no emprego em relação ao mês anterior. O estoque de trabalhadores foi de 675,4 mil em julho para 673,9 mil em agosto (-1.500). Em 12 meses são menos 67.860 trabalhadores no setor (-9,15%). Desconsiderando a sazonalidade**, houve redução de 0,68% (-4.545 mil vagas).
Na comparação de agosto contra julho as maiores quedas foram em Obras de instalação (-0,86%), Incorporação de imóveis (-0,70%) e Obras de acabamento (-0,63%). Por outro lado, houve alta em Engenharia e Arquitetura (1,44%).
Na capital, que responde por 42,95% do total de empregos no setor, a queda em agosto na comparação com o mês anterior foi de 0,27% (-796 vagas). Em 12 meses, São Paulo registra retração de 10,90% (-35.421 vagas).
Entre as Regionais do SindusCon-SP registraram elevação no emprego Sorocaba (0,41%), Bauru (0,88%) e São José dos Campos (0,28%). As maiores quedas foram em Presidente Prudente (-1,47%), São José do Rio Preto (-1,07%) e Campinas (-0,79%).