Gincanas agitam e levam consciência sobre segurança a mais de 70 participantes da MegaSipat no ABCD

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Os “gritos de garra” entoados pelas equipes enquanto passavam de uma estação para outra, simbolizavam a animação dos mais de 70 trabalhadores que participaram da 18ª edição da Mega Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (MegaSipat) realizada no dia 15 de setembro no Sesi-CAT Min. Raphael de Almeida Magalhães, em Mauá.
Promovida pelo SindusCon-SP, em parceria com o Seconci-SP, Sesi-SP e Senai-SP, o evento teve oficinas direcionadas a temas como segurança do trabalho, saúde, responsabilidade social e nutrição além da oficina da Estação de Cultura, que contou com uma mediação cultural sobre a exposição “Entreato”, do artista Paulo Bordhin. A atividade foi composta por uma breve explicação sobre a diversidade da arte como forma de se expressar. Na sequência, cada participante escolheu uma das obras e representou no papel a sua versão em forma de uma livre releitura sobre a mesma. No final do evento os desenhos foram expostos formando uma nova exposição. Os desenhos escaneados foram enviados para o artista.
MegaSipat ABCD_2Para a técnica de segurança da construtora Cyrela, Camila Anacleto Lima, o evento todo foi muito bem desenvolvido e conseguiu passar informações relevantes para os participantes. “Transmitiu de uma forma alegre conceitos importantes como usar cinto de segurança, atenção com a altura e outras atitudes seguras. Tudo isso é passado no dia a dia de nosso trabalho, mas como forma de imposição. Faça isso para não sofrer aquilo. Mas na MegaSipat o que aconteceu foi a conscientização de uma forma livre”, disse.
Segundo ela, mais empresas deveriam liberar e incentivar um número cada vez maior de trabalhadores para participar de eventos como este. “É uma oportunidade que não pode ser desperdiçada de chamar a atenção dos trabalhadores para os cuidados com a segurança”, disse.
MegaSipat ABCD_3O diretor do Sesi CAT, Thiago de Castro Alves ressaltou o engajamento dos participantes em todas as atividades. Segundo ele durante todo o dia foi possível ver as pessoas trabalhando juntas num ambiente que unia integração, lazer e aprendizado. “Aprender com prazer é a melhor forma de aprender. Isto estimula a aplicação do aprendizado”, disse.
A diretora da Regional do SindusCon-SP em Santo André, Rosana Carnevalli, explica que a MegaSipat tem como característica auxiliar as empresas do setor da construção civil a complementarem as atividades de suas próprias Semanas Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). “Ficamos muito satisfeitos de poder mais um ano contribuir de forma tão impactante com a melhoria das condições de prevenção a acidentes nos canteiros de obras da região”