Governo estadual lança consulta sobre PPP habitacional

Rafael Marko

Por Rafael Marko

Governo estadual lança consulta sobre PPP habitacional

Até 25 de janeiro ficará disponível, para consulta, sugestões e críticas, a proposta de edital do governo paulista, para uma parceria público-privada (PPP) visando à construção de um empreendimento habitacional sobre os trilhos, nas proximidades da estação Belém do metrô.
A ideia da PPP era inicialmente criar 7 mil unidades habitacionais em áreas remanescentes e acima de três estações do Metrô. Após a realização de audiência pública, em fevereiro do ano passado, e após estudos de viabilidade e negociações com o Metrô e a CPTM, a proposta da denominada PPP dos Trilhos se consolidou.
Em vez de 7 mil unidades distribuídas em três localidades, a proposta é a construção de 4.556 moradias em apenas um grande empreendimento. A área construída prevista de 69 mil m² nesse local passará a ser de 372 mil m².
Segundo o governo, a PPP tem o propósito de conciliar a entrega de unidades habitacionais de interesse social para o adensamento populacional do centro expandido da cidade e a requalificação dos espaços públicos, visando ao desenvolvimento urbano, de acordo com o Plano Diretor Estratégico da capital.
Rive Gauche
Ainda de acordo com o governo, os projetos decorrentes da parceria buscam trazer o que há de mais bem-sucedido no mundo para a recuperação de áreas degradadas e otimização dos espaços urbanos, a exemplo de projetos localizados em Paris (Rive Gauche), Zurique (Depot Hard), Londres (Paddington Station) e Nova Yorque (Penn Station), entre outros.
O planejamento levou em consideração todas as restrições recomendadas pela necessidade de não interferir na operação diária do Metrô ou da CPTM. As exigências apresentadas pelas duas empresas foram contempladas, com rigor e margem, a fim de que o projeto venha a contribuir para o desenvolvimento da Zona Eixo de Estruturação e Transformação Urbana (ZEU) do Belém, sem causar interferência na operação da malha metroferroviária paulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo