Indústria de materiais estima crescer até 2% em 2018

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Indústria de materiais estima crescer até 2% em 2018

A queda do faturamento deflacionado das vendas nacionais da indústria de materiais de construção representada pela Abramat (Associação Brasileira das Indústrias dos Materiais de Construção) em 2017 foi de 4% em relação ao ano anterior. Para 2018, a entidade estima um crescimento entre 1% e 2%.
Foi o que anunciou a Abramat em 11 de janeiro. Segundo a associação, o dado foi consolidado com a apuração do resultado de dezembro, quando o faturamento deflacionado caiu 2,2% em relação a dezembro de 2016.
A entidade também informou que houve redução de 5,7% no contingente de empregados das empresas associadas a ela.
De acordo com Walter Cover, presidente da Abramat, no último trimestre de 2017 os estudos da entidade indicaram sinais de recuperação. “A expectativa de um ano de crescimento do comércio e início de recuperação do mercado de edificações e de infraestrutura nos faz prever que em 2018, após 4 anos, o setor volte a crescer. Trabalhamos com a expectativa de crescimento na ordem de 1% a 2% e esperamos que o governo federal, estados e municípios se conscientizem do papel fundamental da construção na economia do país, permitindo que em 2018 se inicie um novo ciclo de crescimento do setor após a forte queda vivida nos últimos 3 anos”, afirma.
A expectativa de melhora baseia-se nos dados mais recentes. “A inflação anual em 2,95%, os juros baixos, a melhoria gradual do emprego, e a necessidade crescente por novas obras de infraestrutura permitem que o empresariado fique mais confiante e possa ter mais estabilidade para planejar suas ações.”
Com informações da Abramat