Prêmio Master Imobiliário 2016 celebra os melhores do setor

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

Prêmio Master Imobiliário 2016 celebra os melhores do setor

Na noite desta quarta-feira (31/8) foi realizada a 22ª edição do Prêmio Master Imobiliário. Organizado pelo Sindicato da Habitação (Secovi-SP) e pela Federação Internacional das Profissões Imobiliárias (Fiabci-Brasil), o evento celebrou os melhores do setor.
Foram contemplados 18 cases nas categorias Empreendimento e Profissional, em cerimônia no Clube Atlético Monte Líbano. Formado por experientes profissionais do setor imobiliário nacional, o presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto, integrou o corpo de jurados e foi responsável pela entrega de um dos troféus.
Veja a lista completa dos vencedores do Master Imobiliário 2016:
Categoria Empreendimento (oito vencedores)
INDUÇÃO À RENOVAÇÃO URBANA
Brookfield Incorporações
Case: New Way – O residencial que iniciou a transformação do Glicério
São Paulo (SP)
Na rua do Glicério, no centro de São Paulo, a Brookfield ergueu um prédio de 25  andares, com 399 unidades de diversas plantas, com metragens entre 37 m² e 55 m², além de área de lazer no térreo. O empreendimento de 3.545 m² foi instalado em uma área degradada da capital paulista e vai contribuir para sua recuperação e renovação.
Brookfield Incorporações
Case:
Worldwide Offices – Um novo patamar de empreendimento comercial no Centro Metropolitano da Barra
Rio de Janeiro (RJ)
O Worldwide Offices está no Centro Metropolitano da Barra Tijuca, no Rio de Janeiro. O empreendimento comercial de grande porte foi sucesso de comercialização no lançamento. Seu projeto – de autoria de Paulo Casé – apresenta interessante escalonamento de torres em uma linguagem arquitetônica contemporânea e com agradável efeito estético. As interfaces geradas pelos lobbies, com a praça central e os acessos do complexo buscam resgatar os valores do convívio e fazem do empreendimento uma referência na sua área de influência primária.
RESIDENCIAL
Construtora Adolpho Lindenberg | Frias Neto Consultoria de Imóveis
: Lindenberg Timboril – Criando novas tendências de luxo no interior
Piracicaba (SP)

Primeiro empreendimento da Construtora Adolpho Lindenberg, em Piracicaba, o Lindenberg Timboril foi construído numa área de mais de 7 mil metros quadrados, num dos espaços mais nobres do bairro Nova Piracicaba. Conta com três torres e apartamentos de 213, 278 e 365 metros quadrados e diversos itens de lazer. A construtora também foi eleita Top of Mind, de Piracicaba.
HABITAÇÃO ECONÔMICA
Direcional Engenharia
Paranoá Parque
Brasília (DF)
O Paranoá Parque foi desenvolvido para atender famílias do Minha Casa, Minha Vida que têm renda de 0 a 3 salários mínimos. São 390 edifícios de cinco andares, abrangendo 6.240 unidades de dois dormitórios. O empreendimento, cujo método construtivo usou paredes e lajes em concreto armado, conta ainda com 14 praças, nove quadras esportivas, 26 quiosques, oito parques infantis, cinco academias, pista de skate, ciclovia, além de ter sido planejado com estruturas para escolas, unidades médicas e centros comerciais.
EZTEC S/A
EZ TOWERS
São Paulo (SP)
Em um dos melhores pontos do bairro Chácara Santo Antônio, na Zona Sul de São Paulo, a EZTEC desenvolveu o EZTOWERS, empreendimento comercial de grande porte e estética marcante. O sucesso do projeto é resultado do arrojo de suas formas, o design do seus lobbies e os cuidados com a preservação do meio ambiente. Vale destacar a decoração de interiores e o projeto de paisagismo, elementos que contribuem para que o empreendimento venha a se constituir em um novo marco na paisagem urbana de São Paulo.
PaulOOctavio
PO 700
Brasília (DF)
O Centro Empresarial PO 700 chama a atenção na paisagem urbana de Brasília. Com projeto do arquiteto Ruy Othake, o empreendimento é composto por grandes lojas corporativas, lojas e auditório. Também merece destaque os cuidados com a preservação do meio ambiente, presente desde a preparação para a certificação LEED do projeto e durante todo o período de desenvolvimento da obra.
RESIDENCIAL E COMERCIAL
Sabel Incorporadora | Labat Construtora
: The Point: O novo marco de Santana
São Paulo (SP)
A Sabel ousou e inovou na concepção e construção do The Point, na avenida Braz Leme, um dos melhores endereços da Zona Norte de São Paulo. O empreendimento possui setor comercial com face para a avenida e duas torres residenciais de padrão superior, com acesso por rua mais tranquila. O porte do empreendimento, suas grandes áreas privativas, o cuidado no desenvolvimento da decoração e do paisagismo, somados ao enorme sucesso de vendas, fazem do The Point um marco na região, com reflexos no mercado da Zona Norte da capital paulista.
RETROFIT
Zogbi Engenharia e Construções
Studio Avanhandava
São Paulo (SP)
O retrofit do tradicional restaurante Gigetto transformou o decadente prédio de escritórios do local em um charmoso edifício residencial com 126 apartamentos estúdios, em sua maioria com 26 m² de área privativa. O edifício teve seu uso modificado de comercial para residencial, com revitalização da fachada, substituição dos elevadores, cabeamentos, das instalações elétricas e das partes hidráulicas e prumadas, reforço da estrutura, além da demolição das escadas, execução de nova escada de segurança e modificação do hall e dos andares.
Categoria Profissional (dez ganhadores)

COMERCIALIZAÇÃO
Atua Construtora e Incorporadora
In Parque Belém
São Paulo (SP)
Em um terreno de 30 mil m², no Belém, Zona Leste de São Paulo, foram implantados cinco condomínios fechados, com duas torres para cada um, sendo três deles para Habitação de Interesse Social e os outros dois para Habitação de Mercado Popular. Em um período de oito dias, quase todas as suas unidades comercializadas.
RELACIONAMENTO COM CLIENTE
BKO Incorporadora
: Club Prime BKO
São Paulo (SP)
O case trata da política de relacionamento implantada pela BKO para premiar a fidelidade dos clientes que adquiriram unidades em mais de um empreendimento laçado pela empresa. Além de auxílio na gestão de seu patrimônio, os clientes recebem descontos especiais na aquisição de novas unidades, são informados dos lançamentos da empresa com antecedência e, ainda são convidados para um jantar em um restaurante de luxo em São Paulo, a fim de conhecerem todos os detalhes do novo empreendimento. A tática revela-se adequada, pois a participação desses clientes nas vendas totais da empresa tem aumentado ano a ano, representando 5% em 2013, 8% em 2014 e 10% em 2015.
LITERATURA
Caio Sergio Calfat Jacob
: Hotelaria e Desenvolvimento Urbano em São Paulo – 150 anos de História
São Paulo (SP)
O livro se caracteriza pelo resgate histórico feito década por década a partir do século 19 até o presente mostrando a influência dos acontecimentos históricos, sociopolíticos, culturais e econômicos na evolução hoteleira de São Paulo. A obra também analisa alguns empreendimentos que se tornaram marcos da hotelaria do estado de São Paulo, bem como aqueles que são considerados ícones na atualidade.
TRABALHO ACADÊMICO
Carlos Pinto Del Mar
: Livro: Direito na Construção Civil
São Paulo (SP)
O livro aborda aspectos jurídicos relacionados à construção civil. Ao tratar de temas relevantes da nova Norma de Desempenho de forma didática e prática, o autor possibilita que profissionais de outras áreas acadêmicas possam ter acesso a informações relevantes para o seu dia a dia, contribuindo, assim, para a formação e qualificação do setor imobiliário.
VISÃO E OUSADIA NA VIABILIZAÇÃO DO CENTRO METROPOLITANO
Carvalho Hosken S.A. Engenharia e Construções
: Centro Metropolitano
Rio de Janeiro (RJ)
Na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em área de 4 milhões de m², espraiada ao longo do novo corredor viário Transcarioca, com projeto urbanístico do consagrado arquiteto Lúcio Costa e paisagismo do escritório Burle Marx, a Carvalho Osken está implantando o Centro Metropolitano. Trata-se de um bairro planejado, onde trabalho, lazer e moradia coexistem em um único lugar para facilitar a vida de usuários e moradores. O empreendimento é dotado de sistemas de iluminação em LED, irrigação automatizada dos canteiros centrais das avenidas e ciclovias que interligam o bairro, que já conta com hotel internacional, shopping center e empreendimentos comerciais.
OPORTUNIDADE ESTRATÉGICA
Conx Construtora e Incorporadora | Votorantim Cimentos
: Sinergia Conx & Votorantim – Uma parceria na busca da produtividade setorial
São Paulo (SP)
A parceria entre a Conx e a Votorantim foi realizada para aumentar a produtividade de ambas as empresas. A junção da consumidora com a produtora de matéria-prima visou qualificar os processos, contribuir no desenvolvimento de novos produtos e de novas técnicas construtivas, além de expandir os horizontes de trabalho por meio do aprendizado gerado pela parceria no desenvolver das atividades da construção. O primeiro resultado desta parceria é o desenvolvimento de um concreto com baixa permeabilidade por capilaridade para atender a demandas feitas pela Cetesb de isolar terrenos contaminados. Esse concreto permite atender a exigência de desempenho com altura do lastro 2,3 vezes menor que um concreto padrão, minimizando os impactos ao meio ambiente pela necessidade menor de materiais.
COMERCIALIZAÇÃO
Cury Construtora & Incorporadora
: Residencial Dez Zona Norte
Rio de Janeiro (RJ)
O Residencial Dez Zona Norte foi destaque pela expressiva velocidade de vendas obtida no lançamento do empreendimento no bairro do Irajá, no Rio de Janeiro. Planejado para ser edificado em duas etapas, todas as 484 unidades foram comercializadas de uma única vez, em um único fim de semana. Os excelentes resultados, mesmo em um cenário adverso para o setor, foram obtidos em função da elaborada estratégia mercadológica e dos cuidados redobrados da equipe da empresa com a atual conjuntura.
RETROFIT
Fundo Imobiliário BC Fund (BTG Pactual) | FIVE Steel Engenharia
Case
: Brazilian Financial Center – Retrofit que resgata um empreendimento para uma nova geração na Avenida Paulista
São Paulo (SP)
O case trata-se de retrofit no prédio do antigo Banco Real, na avenida Paulista, em São Paulo. A mudança envolve a remoção de 10 mil m² de granito da fachada e sua substituição por pele de vidro; aumento do pé-direito dos andares em mais 45 centímetros, alcançando 2,75 metros (altura indispensável para um Triple A); remoção de muretas e empenas cegas, aumentando a luminosidade em 30%; além da modernização dos sistemas de ar-condicionado e de iluminação. E tudo isso sendo feito com o prédio sendo 100% ocupado.
SOLUÇÕES ARQUITETÔNICAS
Gamaro Desenvolvimento Imobiliário | Rocontec
: Seed Gamaro – O verde venceu
São Paulo (SP)

O empreendimento Seed foi eleito por seu projeto que integrará espécies da Mata Atlântica à fachada do prédio. O prédio aproxima o verde para o contato direto com os moradores no conceito de terraço pocket forest, que dá origem à primeira fachada integrada a espécies de floresta construída em ambiente residencial no Brasil. Cada unidade contará com 4,8m2 de jardim composto por vegetação da mata atlântica e por árvores frutíferas, já cultivadas em viveiro próprio e entregues em fase adulta.
O projeto das sacadas foi feito de forma estrutural para que as espécies tenham espaço para crescer e para conviver em harmonia com as atividades realizadas no espaço. Ele segue um padrão de alinhamento intercalado e também de variação das espécies, que podem ser Ipê Amarelo, Jabuticabeira, Embaúba, Ingazeiro, entre outros. O espaço estará conectado a uma estação meteorológica que terá a missão de realizar o cuidado eletrônico, como a irrigação correta, de acordo com as condições climáticas.
O empreendimento com torre única ocupará um terreno de 2.800 metros na Rua Casa do Ator, 200, na Vila Olímpia, em São Paulo. São duas opções de metragem para as unidades (81 m2 e 84m2), além do terraço.
PUBLICIDADE
Publicidade Archote
: Campanha Imóvel é no Estadão
São Paulo (SP)
Campanha elaborada pela Publicidade Archote em 2015, com o intuito de valorizar o imóvel em contraponto ás campanhas que focavam apenas a chamada liquidação de estoque. A execução foi em parceria com o Estadão e reuniu seis grandes imobiliárias, totalizando 210 empreendimentos. Com R$ 15 milhões investidos em mídia, a campanha contou com 232 páginas no jornal, além de 1.060 inserções nas rádios Eldorado e Estadão.
Veja algumas fotos dos trabalhos vencedores do Prêmio Master Imobiliário:
[masterslider id=”14″]