SindusCon-SP participa de mobilização pelo Sistema S

SindusCon-SP participa de mobilização pelo Sistema S

Uma mobilização da indústria paulista reuniu cerca de 2 mil pessoas em 8 de junho, no Sesi de Vila Leopoldina, em defesa da manutenção do controle do setor industrial sobre os recursos que lhe cabem no Sistema S. Haruo Ishikawa, vice-presidente de Relações Capital-Trabalho e Responsabilidade Social do SindusCon-SP, representou o presidente José Romeu Ferraz Neto no evento.
Sistema SEm seu discurso, Ishikawa destacou que a importância do Sesi-SP e do Senai para a indústria da construção paulista. “Quando houve o boom de atividade do setor, o Senai-SP disponibilizou cursos de formação e qualificação em todas as suas unidades no Estado de São Paulo, e não apenas naquelas da capital paulista e de Bauru, vocacionadas à construção civil”, acentuou.
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2019 repassar o controle, administração e distribuição da verba do Sistema S para o governo federal. Para o vice-presidente, trata-se de equívoco: “Trata-se de nossa verba. Somos nós, as empresas da indústria, que recolhemos a contribuição para o Sistema S, em benefício dos nossos trabalhadores. Portanto, a responsabilidade pela aplicação destes recursos é nossa.”

Deputado federal Junji Abe (PMDB), em discurso no evento

Ishikawa testemunhou que o Senai-SP e o Sesi-SP têm dado um belo exemplo ao país sobre a correta destinação desta verba: “Proporcionam educação, formação profissional, qualificação, lazer e noções de cidadania da mais alta qualidade. E têm atendido muito bem as necessidades da indústria da construção e de seus 650 mil trabalhadores no Estado de São Paulo.”
O evento ainda contou com as participações de outros líderes industriais e dos deputados federais paulistas Junji Abe (PMDB) e Arnaldo Faria de Sá (PP). Ante o argumento do governo federal de que parte dos recursos deveriam ir para a segurança pública, as manifestações dos oradores enfatizaram que o investimento em educação feito pelo Sesi-SP e pelo Senai-SP também ajuda a prevenir a criminalidade.