Temer receberá propostas para retomar obras paradas e destravar o crédito

Temer receberá propostas para retomar obras paradas e destravar o crédito

Um elenco de propostas de curto prazo para aproveitar os sinais positivos da economia e acelerar o processo de retomada da atividade econômica será levado em 12 de setembro ao presidente Michel Temer por um grupo de lideranças empresariais e trabalhistas, incluindo o presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto.
A audiência foi acertada em 22 de agosto, em telefonema trocado entre o presidente da República e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, no encerramento de um encontro entre aquelas lideranças, na sede da Fiesp.
Segundo Romeu Ferraz, que participou deste encontro, os empresários e representantes de centrais sindicais acertaram uma agenda de propostas conjuntas. Entre elas, estão a retomada das obras paradas, para elevar a atividade da indústria da construção e gerar emprego. Também constam o destravamento do crédito e a elevação do número de parcelas do seguro-desemprego, de 5 para 7 meses.
A reunião contou com a presença de lideranças de entidades representativas da agricultura, indústria, comércio e serviços; centrais sindicais; grandes empresas e setores médios.
“Estávamos como brasileiros em volta de uma mesa para pensar o Brasil, pensar o que fazer para o Brasil retomar o crescimento, o emprego, a geração de riquezas e em como dar oportunidades para milhões de jovens que entram no mercado de trabalho todos os anos e para os que estão desempregados”, relatou o presidente da Fiesp, em entrevista coletiva após o encontro.
Skaf destacou a união demonstrada na reunião em relação à necessidade de retomada do crescimento, com a consequente recuperação do emprego, fortalecimento das empresas e retomada da arrecadação para os governos – sem aumentos de impostos. “Buscamos pontos convergentes, que poderiam no curto prazo ajudar o país a retomar o crescimento”, disse.
Comentando que a economia brasileira estaria dando sinais positivos, Skaf afirmou que “é hora de jogar um catalisador nisso, acelerar esse processo de retomada do crescimento e combater o desemprego. Temos que aproveitar essas faíscas para criar um incêndio positivo, de crescimento, de geração de empregos.”