2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP – Categoria Construtor

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP – Categoria Construtor

A vencedora da categoria Construtor do 2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP foi a Sinco Engenharia pela maturidade de sua implementação de BIM e pelos sólidos resultados que vem auferindo através dessa metodologia.
DSC_7318O case da empresa foi o empreendimento Verum Mooca, em São Paulo (já finalizado). A obra é um prédio residencial de torre única em terreno de 5.100 m² com 25 mil m² de área construída na zona Leste de São Paulo. O projeto conta com 27 pavimentos, 4 apartamentos por andar e 272 vagas de garagem.
Foram utilizadas as diretrizes de modelagem criadas pela Sinco (BIM Mandate), visando alinhar os métodos construtivos da construtora com a modelagem interna. Não foram criados aplicativos ou plug-ins, mas utilizados os softwares de mercado (Archicad, Synchro, Solibri Model Checker, Project e Excel).
Foi de responsabilidade da Sinco o desenvolvimento interno dos modelos, as verificações de clash detections, as quantificações do modelo  (fundação, estrutura, arquitetura (alvenaria, contrapiso, drywall, gesso liso, massa, revestimentos cerâmicos, mármores, granitos, forro de gesso, pintura, portas, janelas, fachada e gradis) e impermeabilização) elaboração e acompanhamento do planejamento estratégico, plano de ataque e gestão das quantidades para contratação de materiais e mão de obra.
Para o diretor da empresa, Paulo Sanchez, o prêmio é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado pela Sinco. “Nossa rotina é BIM. Nenhuma obra, seja ela de que tamanho for, entra na empresa sem que possamos fazer tudo em BIM.”
A clareza trazida pelo BIM é descrita pela empresa na facilidade ao reportar erros. As incompatibilidades encontradas na hora da modelagem eram informadas aos projetistas por meio de imagens e e-mails.
A gerente de Projetos BIM da Sinco, Priscila de Castro, destaca a transparência dos processos obtidos com a ferramenta. “A gente tem assertividade em planejamento e contratação. O cliente está totalmente satisfeito.”
A obra utilizou como métrica a relação dos itens que tiveram interferência de BIM em relação ao valor final projetado. Os itens levantados pela plataforma somaram 44,71% do custo da obra. Dentro desse resultado, a obra obteve 13,43% de economia nos itens que tiveram a análise das quantidades levantadas pelo BIM.
Foi perceptível, pela gestão da obra, que o levantamento feito no escritório é muito mais rápido do que um levantamento feito no canteiro. Essa agilidade pode ser medida com uma redução de 40% nas contratações dos serviços levantados em BIM.
A antecipação dos números levantados reduz o tempo de procedimentos burocráticos, o prazo para negociação pode ser ampliado, os riscos são reduzidos, além de facilitar o esclarecimento de dúvidas operacionais e valorizar a técnica e a gestão frente à contratação.
O risco que geralmente fica implícito no contrato estava muito menor com a garantia do levantamento via modelo. Ambas as partes se sentiam mais seguras e essa transparência foi fundamental para gerar economia para os dois lados e, principalmente, reduzir os riscos dos contratos por empreitada global (preço fechado e quantidade garantida).
Menção honrosa
DSC_7325Na mesma categoria o júri decidiu, também excepcionalmente, conceder menção honrosa à Temon Técnica de Montagens e Construções como forma de destacar “a iniciativa pioneira de adoção de BIM por uma empresa instaladora de sistemas, não só em seus processos de projeto e execução, mas também na pré-fabricação de componentes”.
O supervisor de Projetos da empresa, Marcelo Batistelli Cruz, acredita que a complexidade e uso efetivo do BIM são os diferenciais da Temon. “Mais que uma imagem bonita, nosso trabalho tem redução de custos, de mão de obra e melhora os nossos resultados.”
(Andrea Ramos Bueno)
Saiba mais:
2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP divulga seus vencedores em cinco categorias
2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP – Categoria Contratante
2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP – Categoria Fornecedor